Aprenda a Investir na Bolsa Com Altas Taxas de Retorno(Garantido)

APRENDA COMO INVESTIR NA BOLSA DE VALORES

Como investir na bolsa de valores é uma dúvida que muitas pessoas têm quando descobrem que é possível remunerar capital e pretendem investir seu dinheiro fazendo-o crescer.

 

Saiba que nesse artigo você vai descobrir todos os segredos e armadilhas por trás dos investimentos em bolsa de valores, vamos te mostrar como evitar possíveis erros no mercado e se caso errar, saber como sair de pequenos prejuízos antes que eles se tornem perdas irreparáveis.

 

UMA TRISTE REALIDADE DA BOLSA DE VALORES.

 

como investir na bolsa de valores

 

Uma coisa que todos que começam a se aventurar na bolsa de valores devem ter em mente é, 95% das pessoas físicas que entram na bolsa saem perdedoras dentro de um ano ou dois. Essa é uma péssima estatística do mercado, tanto aqui no Brasil como em outros países, onde são negociados ativos em bolsa. Veja o que diz Cory Mitchell. Se quiser ver o artigo completo em inglês pode clicar Why Most Traders Lose Money

 

Most traders have heard the statistics…”95% of traders lose money,” “Only 5% of traders can make a living at it,” or “Only 1% of traders really make money.” Whatever the particular number is from recent studies, the fact is, many traders will lose money and it simply cannot be avoided

By: Cory Mitchell, CMT

 

A BOA NOTÍCIA NESSE MUNDO DE COMO INVESTIR NA BOLSA DE VALORES

 

investir na bolsa de valores

 

A boa noticia é que, sim é possível sair dessa estatística dos 95% perdedores e entrar para o time dos 5% ganhadores, que na verdade ganham o dinheiro dos 95% perdedores. É triste, mas é verdade.

 

1º Passo Para Investir na Bolsa de Valores – Abrir uma Conta em uma Corretora associada Bovespa.

No vídeo abaixo você tem todas as informações necessárias para abrir uma conta em uma corretora de valores mobiliários cadastradas na Bovespa.

 

 

 

Acompanhe esse artigo até o final que você vai descobrir coisas que ninguém te conta em nenhum lugar do mundo.

 

Aqui você vai aprender a operar e investir na bolsa de valores de verdade, e se estudar bastante um dia poderá até viver de mercado, se assim quiser. Fique comigo!

 

UM GRANDE PASSO PARA QUEM QUER SER VENCEDOR EM AÇÕES OU NO MERCADO FUTURO

 

mercado finaceiro investimentos

 

A primeira coisa que você tem que ter em mente é qual seu objetivo no mercado.

 

Se for só ganhar dinheiro, você estará no lugar errado, você precisa saber exatamente o que vai fazer no mercado. Vai especular? Vai investir em bolsa de valores? Vai fazer trades na Bmf&Bovespa, no dólar futuro ou no índice futuro? Vai entrar por que um amigo falou que ganhou 200% com as ações da Petr4 ou da Vale5 em dois meses?

 

Defina claramente qual é o seu objetivo no mercado.

 

Se ainda não sabe qual seu objetivo real no mercado acionário ou de futuros, como dólar ou índice vou lhe ajudar com algumas opções alinhadas verdadeiramente com a realidade do mercado:

 

  • Seu objetivo pode ser começar aprender como o jogo funciona, aprender como o mercado sobe e desce e como traders agem e como pensam;

 

  • Seu objetivo pode ser sobreviver no mercado no período de aprendizado que vai de 6 meses à 2 anos, perdendo pouco; por que muito dinheiro você não irá ganhar, e se ganhar será sorte e com certeza será a pior coisa que pode lhe acontecer;

 

  • Seu objetivo pode ser ir investindo pequenas quantias mensais em algumas ações de boas empresas para formar uma carteira de longo prazo, mas mesmo assim conforme o tempo vai passando ir aprendendo cada vez mais sobre o mercado que está entrando e ir aprendendo aos poucos como investir na bolsa de valores;

 

  • Seu objetivo pode ser tornar-se um trader ativo e levar isso como profissão. Sim, eu falei profissão. Você sabia que existem muitas pessoas no Brasil que já vivem do mercado há muitos anos, mas isso ninguém te conta, e você certamente nunca conheceu alguém que de verdade vive de bolsa. Então atente-se a esse objetivo, pois ele se difere dos demais, por ser o mais difícil e o mais desafiador, mas é possível sim, viver de mercado, ou como muitos gostam de dizer viver de bolsa.

 

Agora veja, em nenhum dos possíveis objetivos listados acima eu falei em ganhar dinheiro, por que ele é o objetivo dos 95% que perdem nos primeiros meses e anos, então esse não pode ser seu objetivo. ESSE É O PRIMEIRO SEGREDO QUE NINGUÉM TE CONTA.

 

ENTÃO COMO EU DEVO PENSAR E COMO EU FAÇO PARA GANHAR DINHEIRO NA BOLSA

 

como comprar ações e investir em ações

 

Como ganhar dinheiro na bolsa não deve ser seu objetivo inicial, você deve aprender a operar corretamente alinhado com o que realmente outros participantes do mercado estão fazendo e olhando.

 

Precisa sair da ilusão do dinheiro fácil e que vai ficar rico da noite pro dia. Saia disso, isso na bolsa não existe para leigos e iniciantes, mas para experientes sim.

 

MAS POR ONDE COMEÇAR…

 

bolsa de valores hoje

 

Provavelmente você já deve ter ouvido falar bastante sobre como a maioria dos “traders” (pessoas que são ativas no mercado, que estão comprando e vendendo os ativos diariamente) fazem para analisar quando vão entrar em suas operações, quando comprar ou quando vender seus ativos.

 

As análises mais comuns usadas no mercado são:

 

  • Análise Fundamentalista;
  • Análise Técnica;

 

Existem muitas, como: price action, trading follow, ondas de Elliot, dentre outras, mas essas são as que a maioria das pessoas físicas utilizam e por isso são 95% perdedoras.

 

Análise Fundamentalista Você precisa ter uma experiência monstruosa para conseguir precificar um ativo pela analise fundamentalista, por que é preciso projetar o caixa de uma empresa pelos próximos cinco anos e ainda, depois disso, trazer esse resultado para o valor presente, e aí sim, se teria um preço justo de uma empresa e o “valor teórico” real de uma ação.

 

Mas, você acha que uma pessoa em casa com poucos contatos e acesso à empresa conseguiria fazer isso com uma taxa de precisão para poder operar por essa técnica. Claro que não!

 

Analise Técnica –  Possivelmente você já deve ter ouvido sobre (O-C-O) ombro-cabeça-ombro, fibonacci, bandas de bollinger, médias móveis, candles e mais um monte de nomes que foram dados às análises produzidas por seus respectivos inventores.

 

Coincidência ou não, adivinhem qual é a técnica usada pelos 95% das pessoas que perdem na bolsa de valores. Exatamente, análise técnica.

 

Vamos ser sinceros, se você já tem um pouco tempo de bolsa deve saber que é muito difícil ver alguém que ficou rico ou ganhou muito dinheiro consistentemente na bolsa utilizando análise técnica.

 

Ah! mas aí você vai dizer, mas e esse pessoal que dá curso e ensina análise técnica não ganha muito dinheiro? E a resposta é, não. Eles vendem cursos de análise técnica e ganham com a venda do curso.

 

Tá bom, mas e esse pessoal nas salas das corretoras que chamam trades o dia inteiro, não ganham muito dinheiro com análise técnica? E de novo a resposta também é, não.

 

Candles bolsa de valores grafico

 

Uma, é que eles falam pra você fazer o trade, eles não estão fazendo o Call, e se estão executando alguma ordem é com um lote muito pequeno, somente para sentir o mercado e para mostrar que estão entrando nas operações, mas pode apostar, não estão sentido a dor de barriga que você está sentindo.

 

E outra, se eles conseguissem de verdade ser consistentes nos ganhos na bolsa com trades, acha que eles estariam com uma carteira assinada realizando o sonho do dono da corretora que eles trabalham. Óbvio que não, estariam em algum país do mundo aproveitando a liberdade que a profissão de trader proporciona. ESSE É O SEGUNDO SEGREDO QUE NINGUÉM TE CONTA.

 

SE ALINHANDO COM O MERCADO HOJE PARA TER RESULTADOS POSITIVOS

 

home broker investir na bolsa de valores

 

Com certeza muita gente que opera com a famosa análise técnica não vai gostar muito de ler essa postagem, mas vamos e venhamos, a maioria dos traders dentro das corretoras fora do varejo, lugar onde são feitas muitas operações para grandes bancos e clientes institucionais não utilizam sequer um gráfico na tela.

 

Podem notar, se algum dia tiverem a oportunidade de ver grandes players do mercado atuando iram constatar isso, a grande maioria não está olhando para um gráfico, procurando figuras para entrar comprando ou vendendo 20 milhões de dólares de um ativo.

 

ubs na bolsa
Traders da Corretora UBS Operando no Mercado.

 

Concorda que se você tivesse que tomar uma decisão de 20 milhões de dólares de compra ou venda de um ativo, assim como fazem grandes traders, também não iria ficar procurando achar uma cabeça e um obro num gráfico carteziano.

 

Mas então o que eles estão vendo?

 

E aqui que a mágica acontece! Preparado? Continue comigo, vem informação boa por aí.

 

Agora você vai começar a aprender de verdade o que é mercado e como ganhar dinheiro com ele.

 

Tá bom, mas me fala, o que eles estão olhando pra tomar uma decisão de 20 milhões de dólares? Para começar a te responder essa pergunta eu gostaria de dizer que traders profissionais e grandes players tomam decisões baseadas em informações que nós não temos.

 

Os big players conseguem informações das mais diversas maneiras e gastam milhões para consegui-las, e assim estarem alinhados ou ao preço justo de uma empresa, no caso de ações, ou na real situação econômica de um país ou moeda para tomar uma decisão no câmbio, por exemplo.

 

Tá, mas e se nós não temos como adquirir essas informações, como fazemos pra ganhar dinheiro e fazer operações vencedoras? É aí que entramos, como agora nós já sabemos que eles não estão olhando para nenhum gráfico ou qualquer coisa parecida, nós vamos começar a segui-los. ESSE É O TERCEIRO SEGREDO QUE NINGUÉM TE CONTA.

 

Isso mesmo, vamos segui-los, quando eles entrarem comprando, entraremos juntos e vamos surfar essa onda, quando entrarem vendendo, fizemos o mesmo, começamos a vender também. Viu como é simples :).

 

Brincadeiras à parte, é simples mas não necessariamente fácil, pois precisamos de ferramentas específicas para tal e ainda crenças e atitudes condizentes com a atividade de trader que requerem bastante do nosso emocional e comportamento.

 

FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA FAZER TRADES E OPERAR NO MERCADO FINANCEIRO

 

ferramentas para fazer trades na bolsa

 

Essa leitura do mercado que se baseia em rastrear o que grandes players estão fazendo é chamada de Tape Reading, ou leitura de fluxo. Se quiser saber mais sobre Tape Reading, recomendo você ler esse artigo aqui no blog O que é Tape Reading

 

Dessa forma, conseguimos identificar o que os player estão fazendo e assim segui-los. Mas, precisamos de ferramentas, e uma delas é uma boa plataforma.  Recomendo a plataforma ProfitPro da empresa Nelógica, que possui muitos recursos que utilizamos para lermos o mercado.

 

Geralmente, uma boa explicação pra saber se uma plataforma é possível ler o mercado, é ela possuir um histórico de negócios, que é chamado de Times and Trades e um book de ofertas separados por níveis de preço, e ainda, se possível uma ferramenta chamada DOM.(Depht Of Market). Lembrando, que não é possível fazer a leitura de fluxo de ordens na maioria dos home brokers das corretoras atualmente do mercado, por essas plataformas não possuírem essas ferramentas.

 

operar na bolsa de valores
SuperDom da Nelógica. Ótima Opção para Operar pelo Fluxo de Ordens

 

Se uma plataforma de negociação, tiver essas ferramentas citadas logo acima, é possível fazer uma boa leitura de como os big players estão agindo, e assim entrar e sair do mercado com eles. Ou melhor, agir quando alguém grande estiver agindo.

 

Nota que é uma abordagem totalmente diferente de achar uma figura num gráfico, como três montanhas, bebê abandonado, martelo, martelo invertido, e muitos outros…

 

No gráfico, não se tem o timing correto da entrada no trade.

 

Quando aparece uma figura no gráfico, um martelo de fundo por exemplo, que diz, que o mercado provavelmente poderá subir, é preciso alguém entrar comprando ou vendendo forte para o mercado se mexer, não concorda?. Lembre-se, os big players, que são os que fazem o mercado mexer não estão olhando isso que você está olhando esse martelo aí, lembra?

 

Se você vê a figura no gráfico, como nesse exemplo seria o martelo de fundo, mas não está olhando o fluxo e o player não entra, como fica? Vai ficar posicionado no trade pela figura no gráfico, e esse trade não vai pra lugar nenhum. Ou talvez esse trade vá para seu stop, pois não está alinhado com a real intenção do mercado naquele momento. É por isso que todo mundo perde, e não consegue a sonhada consistência. Entendeu!

 

Viu como é uma questão de alinhamento com os outros participantes.

 

O segredo está em fazer o que os outros estão fazendo, ou melhor, olhar o que os outros estão olhando.

 

Que pode apostar, também é uma tela com histórico e book de ofertas do ativo em questão.

 

ATÉ AONDE EU POSSO CHEGAR COM ESSA TÉCNICA NO IBOVESPA HOJE

 

bovespa online

 

Como está lendo nessa postagem, essa é uma pergunta que pode ser respondida com qual é seu objetivo no mercado. Mas posso te adiantar uma coisa, o resultado de seus estudos alinhados com aquilo que realmente é o mercado podem te trazer grandes frutos.

 

Aqui cabe uma ressalva, investimento é uma coisa, trades rápidos, como daytrade ou swing trade seguindo um big player é outra.

 

Se quiser se tornar um investidor em bolsa de longo prazo, investir todos os meses uma quantia de dinheiro, não é necessário nenhuma dessas técnicas, basta achar uma boa empresa com lucros constantes e ir investindo aos poucos, sempre com dinheiro que não irá precisar.

 

Em um determinado prazo, é possível fazer uma boa carteira de ações e quiçá viver dos dividendos dessa carteira. Mas lembre-se, aqui falamos em investir em mais de 10, 15 anos de investimento.

 

O TRADE COMO PROFISSÃO

 

 

TRADER
(Trader Profissional Operando)  Note: Não tem Gráfico em Nenhuma Tela.

 

Agora, se seu perfil é outro, e está em busca de uma nova profissão, esse artigo é pra você.

 

Conheço dezenas de pessoas que vivem exclusivamente do mercado e vivem muito bem para os padrões do Brasil. Aplicando essas técnicas que menciono aqui, exclusivamente.

 

Claro que isso não acontece da noite pro dia, é preciso disciplina, atitude, comprometimento e muito estudo como qualquer profissão.

 

Se quiser saber um pouco de como deve ser o dia-a-dia de um trader vencedor, veja esse artigo na Infomoney que fala sobre as 25 regras para ser um trader disciplinado escrito por Doug Zalesky, que fez trades na bolsa de Chicago por mais de 20 anos com consistência.

 

Com essa técnica que menciono aqui e que a maioria dos trades vencedores utiliza, faz com que você, depois de muito estudo e pratica, possa a ter a maioria dos dias do mês no positivo, coisa que é praticamente impossível fazer olhando um gráfico. Pode apostar!

 

O post já está ficando bastante grande, eu poderia ainda falar de muitas coisas pertinentes a esse tipo de trade, como, robôs de negociação, os HFT ‘s (High Frequency Trading) que são massivos no book de ofertas hoje em dia e muitas outras coisas, mas se quiser saber mais a respeito da analise de fluxo de ordens, pode colocar sua dúvida nos comentários que reponderei com todo o prazer. Até mais e bons trades!!

 





One comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *