COMO FAZER O FICHAMENTO DE UM LIVRO

Fichamento de livro

Um estudante acadêmico e até mesmo secundarista tem muitas atividades a serem desenvolvidas no decorrer do curso, pois os professores, além de provas, passam várias outras atividades como resumos, resenhas e fichamentos e cada um deles deve ser feito de acordo com especificações.

Como fazer o Fichamento de Um Livro – Fazer o fichamento de um livro , por exemplo, nada mais é do que fazer um resumo esquematizado do livro ou texto que se está lendo e ele pode ser muito utilizado, além de forma de avaliação do professor também como forma de estudo do aluno.

Se o estudante fizer um bom fichamento de um livro ele não precisará ler o mesmo novamente, pois as informações mais relevantes constarão no fichamento e bastará ler o mesmo para relembrar tudo de mais importante que encontra-se no livro.

Existem três tipos de fichamentos, o textual que contém a estrutura do texto, destacando ideias e argumentos do autor; o temático que reúne elementos importantes, como conceitos e informações do conteúdo e o fichamento bibliográfico que é um comentário do assunto da obra, tornando-se assim, uma resenha.

Para se fazer um fichamento primeiramente deve-se ler o livro de uma vez e depois ler o mesmo grifando as ideias centrais e anotando o que autor quis dizer naquele capítulo.

Posteriormente faz-se o fichamento fazendo um resumo do livro com os comentários e criticas de quem está fazendo o fichamento e ainda também com as ideias que temos a respeito do tema e ainda podem ser usadas transcrições do livro para citação posterior.

O fichamento deve ser feito utilizando-se páginas numeradas ou mesmo as antigas fichas e as anotações podem ser feitas em tópicos ou podem ser copiadas partes do texto do livro, não se esquecendo de colocar aspas se isto ocorrer.






Um comentário em “COMO FAZER O FICHAMENTO DE UM LIVRO

Deixe uma resposta